1.1.08

Nelson Coutinho, Licenciado em Tecnologias de Informação e Comunicação, Barcelona

Estava esta manhã a caminho do aeroporto para regrassar a Barcelona depois das férias de Natal e ouvi o debate Antena 1 sobre este blog...
No meu caso vim para Barcelona através do programa Erasmus, lembro-me que quando tentei a opção "Barcelona" havia cerca de 20 alunos e apenas duas vagas, mas fiz todos os esforços para que fora seleccionado. No dia em que me comunicaram que iria para Barcelona lembro-me que foi um dos mais felizes para mim... A verdade é que queria ter a experiencia de viver fora do meu país e também estava um pouco farto do clima depressivo e de mentalidades fechadas que se vive no nosso país.
No final dos seis meses de erasmus tinha pela frente um estágio e 3 cadeiras em atraso que em portugal seria impossível de fazer porque teria que ir estagiar para Lisboa e eu estudava na Universidade de Aveiro. Foi então que decidi procurar estágio aqui em Barcelona, as duas primeiras portas foram-me fechadas porque só falava castelhano e não sabia catalão, mas a universidade onde estudava aqui em Barcelona ofereceu-me a possibilidade de fazer um estágio REMUNERADO (fui o único do meu curso a ter estágio remunerado) e além disso pude fazer as 3 cadeiras que tinha em atraso... Ora bem... o estágio terminou...o curso também e tive que regressar a Portugal, mas a vontade de ficar a viver aqui era grande e comecei a procura de trabalho por inernet aqui em Barcelona. As dificuldades foram muitas, mas arrisquei vir uma semana para entrevistas, cheguei uma sexta-feira por volta das 23h, segunda fui a uma entrevista e terça pela manhã já me estavam a telefonar para assinar contrato.
Actualmente trabalho nessa empresa há 15 meses e não penso em mudar nem em voltar... Há que sermos realistas e saber ver as coisas boas e más de um país... Portugal tem boa comida, bom clima, boas praias e preços baixos, mas também tem salários baixos, um clima económico e social depressivo e muitas mentalidades muito fechadas a nível social...ainda com muita influencia da igreja na vida social.
Só voltaria para Portugal se houvesse uma situação de crise muito grande por aqui, ou então se Portugal conseguir desenvolver-se muito quer a nível social como económico...Mas como parece que nenhuma das situações anteriores parece estar para acontecer parece-me que passarei aqui vários anos...
Barcelona é uma cidade muito acolhedora, vanguardista, com muita oferta de trabalho e com uma população muito jovem. Por exemplo em informática há falta de gente licenciada e as empresas até nos pagam se trouxermos amigos a trabalharem connosco...
Para quem pensar em sair de Portugal desejo muita sorte que também é precisa e muita coragem.

11 comments:

Anonymous said...

desculpem mas afinal soube que houve uma colega que teve estágio remunerado também...não tinha conhecimento... Nelson

sushi lover said...

Antena 1?
Maria, e o link para o podcast?

Helena said...

sim... por favor deixem o link para o podcast!

Lyra said...

Em primeiro lugar quero dar os parabéns pelo blog e em segundo por viveres fora de Portugal!!!
Em terceiro queria desejar um execelente 2008, recheado de coisas boas! Em quarto gostaria de saber se achas que em Barcelona haveria hipoteses de sucesso para um português, sem curso, com experiencia e muito talento (comprovado! eheheh), na área de programação...
Por último gostaria de saber o que pensas de uma portuguesa de quase 40 anos que gostaria de ir viver para barcelona de "mãos a abanar", mas com muita vontade de mudar!
Um bem haja!

Lyra said...

Em primeiro lugar quero dar os parabéns pelo blog e em segundo por viveres fora de Portugal!!!
Em terceiro queria desejar um execelente 2008, recheado de coisas boas! Em quarto gostaria de saber se achas que em Barcelona haveria hipoteses de sucesso para um português, sem curso, com experiencia e muito talento (comprovado! eheheh), na área de programação...
Por último gostaria de saber o que pensas de uma portuguesa de quase 40 anos que gostaria de ir viver para barcelona de "mãos a abanar", mas com muita vontade de mudar!
Um bem haja!

P.J. said...

Muitos parabens mesmo!
Eu tenho amigos espanhois que ja' me disseram que arranjar emprego em Barcelona nao e' propriamente facil, pois exijam que se fale Catalao.
Mesmo para os Castelhanos nao e' facil!
Portanto ja' estas a ver que o que conseguiste nao e' algo trivial!

Anonymous said...

ola, lyra na area de programação há muito trabalho, eu por exemplo trabalho na accenture e aceitam pessoas com cursos profissionais...sem cursos universitários. Quanto a hipoteses de trabalho acho que tens muitas, mas sem saber catalão a diferença é que terias que trabalhar em empresas internacionais (como eu). Tens várias ofertas de trabalho em www.infojobs.net se quiseres que deixe o teu cv na accenture manda-me para nelsoncoutinho@hotmail.com que pode-se tentar...Somos uns quantos portugueses a trabalhar nessa empresa...é norte-americana e por isso aceita muitos estrageiros. Quanto ao catalão já o compreendo e falon um pouco, com o tempo vai-se aprendendo e no dia-a-dia falo o castelhano que é o ideoma da maioria aqui en Barcelona.
Um grande abraço a todos desde Barcelona,
Nelson

Tigre de Papel said...

Olá,

Eu sou de Barcelona e estou cá em Lisboa a fazer mestrado. Gostava muito de ficar em Portugal algum tempo mas acho que vai ser muito dificil porque aquí o emprego é pessimo. Nao é que em Espanha seja melhor, mas pelo menos ainda nao chegaram os recibos verdes...

Beijinhos

Anonymous said...

Ola!
Antes de mais, parabéns pelo teu sucesso.
Gostaria de te fazer algumas perguntas sobre estágio aí em Barcelona.
Neste momento encontro-me na Polonia em Erasmus, e como sabes a vontade de regressar a Portugal n é mta, por isso pensei no estágio Internacional mas mais directionado para Espanha (Barcelona de preferencia). O meu curso é Engenharia e Gestao Industrial (UA, boa univ :P ), portanto procuro uma empresa direccionada para essa área (gestao, controlo da qualidade, marketing...). Se souberes de algo, agradecia a tua disponibilidade para me rsp.
Também ha que ter em conta que tal como no teu caso, vou ter cadeiras para fazer (n em atraso mas sim do 5º ano).
Muito obrigado e continuação de bom trabalho.

Tiago Almeida

Anonymous said...

obrigado por partilhares a experiência. uma pergunta, se calhar um pouco indiscreta, que tipo de trabalho fazes na accenture? eu explico: tirei o mesmo curso em aveiro e estou com algumas dúvidas em relação à sua receptividade lá fora.

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.