10.5.07

Maria Correia, Eng. Biologica, Baltimore/USA
Durante toda a faculdade tive o sonho de ir para uma cidade europeia desconhecida e passar lá 6 meses com a "vidinha de erasmus", a ideia assediava-me bastante. Chegada a altura a minha faculdade não me permitiu ir fazer cadeiras para outra faculdade e entao agarrei a oportunidade de sair do pais com o estágio final de curso. Entre a vontade de ir e o medo de me afastar da minha rotina diária, dos meus amigos e de tudo o que estava habituada, venceu a vontade de descobrir uma nova cultura, de me conhecer melhor a mim mesma e de me por a prova numa situação que iria ser totalmente desconhecida para mim por nunca ter vivido fora da casa dos meus pais, e assim fui parar a Basel, Suíça.
Antes de ir todos os que me eram chegados me encorajaram e cheguei mesmo a ouvir, de um dos meus melhores amigos, "quando vires o que tens lá fora ja não voltas"! Balelas pensei eu na altura... mas de facto a perspectiva de futuro, as oportunidades, as portas a espera de serem abertas são realmente de uma dimensão bastante diferentes "lá fora".
Acabado o estagio e de volta a Portugal restava-me começar a procurar emprego. Enviei CVs para Portugal e para o Estrangeiro e apercebi-me que o bichinho de sair novamente e lutar por um futuro melhor cá continuava quando em menos de um mes de estadia em Portugal estava num avião para a Holanda para ir a uma entrevista. Não sabia se gostaria, e acabei por não gostar do trabalho, mas não me dei a mim mesma a hipótese se sequer não arriscar. De volta a procura de trabalho em Portugal estava cada vez mais cinzenta e o caminho cada vez mais passava por mais um estagio de 6 meses no IST a pagar propinas por mais um ano, o que pessoalmente não me trazia muitos desafios... Seria o sitio de sempre, com as pessoas de sempre... Continuei a procura e surgiu a oportunidade de um estagio de 1 ano nos EUA, numa empresa de consultoria na área da biotecnologia... que mais quereria eu? Juntava o útil ao agradável, mas a umas belas milhas de distância...
Voltou o formigueiro na barriga, a duvida do ir ou não ir, as perguntas existenciais, o que vou ter e o que vou deixar, e desta vez tinha o peso do oceano pelo meio que iam certamente pesar no numero de visitas a receber (que na suíça foram bastantes)... Mas mais uma vez voltou a vencer a vontade da descoberta!! Já cá estou há 3 meses e posso dizer que tudo tem corrido lindamente!!
Com os 6 meses na suíça, e aqui ja com 3 meses de um ano passado, acho que cresci imenso a nível pessoal e em direcções que nunca cresceria em Portugal… fui posta a prova e vi-me em situações em que nunca estaria se tivesse continuado em Cascais.
"Lá" tenho uma vida, tenho a minha mãe, tenho os meus amigos, os meus caminhos, os meus spots, tenho o conforto de estar a distancia de 5 min de carro da casa de um amigo ou de outro...e muito mais! "Cá" tenho a novidade, tenho o sonhos, tenho a descoberta, tenho a felicidade de viver um dia de cada vez, tenho o sabor de vitoria a cada dia que passa e que vejo o sucesso no que faço. Não tenho os amigos de sempre (os que escolhi, os de sempre e para sempre) mas tenho os amigos que fiz cá, tenho aqueles que me acompanham dia após dia nesta aventura, aqueles que entretanto se tornam Amigos, e sobretudo aprendi que nem todos precisamos de ser iguais para sermos amigos! Não digo que seja uma amizade melhor nem pior, e sem duvida uma amizade diferente, somos diferentes mas estamos no mesmo barco e basta isso para o sentimento de união nascer.
Encaro as duas "escapadelas", acima de tudo, como um desafio pessoal!! Aprendi a encarar a Vida e o Mundo com uns olhos diferentes, muito mais tolerantes, muito mais ambiciosos, muito mais alegres!!!E claro que as saudades apertam no coração as vezes, e as duvidas de como seria se estivesse ainda em Portugal, o que estaria a fazer, como estaria onde e como, me assaltam o espírito de vez em quando... mas isso são questões que nunca serão respondidas nem nunca farei a mínima ideia de como teria sido. Sei que agora e aqui que estou e isso que devo aproveitar ao máximo!!! Concordo com alguem que ja aqui escreveu, há coisas que nunca se deixam para trás, mesmo estando aqui, as amizades que são amizades realmente perduram mesmo com a distância! Basta ter vontade e o contacto mantém-se do mesmo modo! Qui ca ate o reencontro terá outro sabor!!
Por isto e por muito mais, tenho a certeza que fiz lindamente em dar a mim mesma a hipótese de arriscar!!Não seria a mesma hoje em dia sem os 6 meses na Suíça e sem esta etapa em Baltimore!! Foi e esta a ser uma experiência rica em aprendizagem, em alegrias, em surpresas, em amizades, em desilusões tambem (mas dessas fica sempre uma lição).
A vida passa a ter um sabor diferente, e quanto a mim melhor!!!