8.3.09

Nuno Pires Costa, Eng. Eletrotecnica (Telecomunicacoes), Praga

Com 4 ou 5 anos de experiência na área, na PT trabalhava num segmento muito especifico.

A progressao era bloqueada pela estrutura em si. Dinossauros tecnológicamente desactualizados que me diziam que “a idade ainda e’ um posto”.
De uma equipa de 12 pessoas, as 3 tecnicamente melhor preparadas tinhamos entre 25 e 35 anos.
O meu salario bruto era de aproximadamente 1000 euros (Agosto 2008).
Sempre acompanhei a dinamica internacional do mercado em que trabalho, e lia regularmente publicacoes online, opinando quando achava que assim devia fazer. Em Maio de 2008 recebi um convite de um dos principias fabricantes de equipamentos da area, para ir para Baltimore. Oferta: 3.000 USD.
Recusei a oferta, pois a pesar de ser um aumento para mais do dobro, nao queria ir para Baltimore. A 30 mins de WashingtonDC, e 2 horas de NY, pareceu-me um suburbio feito cidade. Seria como ir para Torres Vedras… a meia hora de Lisboa, e a duas do Porto.
Continuei na minha rotina da PT.
No ultimo dia de Julho de 2008, depois de deixar o “bichinho” roer-me uns meses, achei que deveria sair. Nao so da PT, mas do pais.
Ainda sem nada a nao ser a decisao e a motivacao, anunciei na PT a minha saida.
Na PT tentaram “renegocviar” a minha situacao, mas a oferta era ridicula, comparada com os numeros da Europa.
Após 3 semanas, uma centena de CVs enviados, e algumas centenas de anúncios lidos, tinha 6 propostas reais.
1 para Dublin, 3 para Londres, 2 para Praga.
Dublin nao me atraiu muito. Londres e’ cidade que visito regolarmente ha’ algum tempo, e nao me apetecia specialmente ir trabalhar para la, pois sabia quei a morar num suburbio qualquer.
Dia 2 de Setembro escolhi Praga e assinei para um ordenado quase quatro vezes maior que o da PT.
Dia 25 de Setembro comecei, e sem ter feito 5 meses de casa, tive o meu primeiro aumento. 10%. Nada mau, para os tempos de crise global em que vivemos.
Foi a decisao ideal.
Estou a 150 euros de Lisboa, em 3 horas de voo, logo tenho amigos a visitarem-me regularmente, e vou a Lisboa passar um fim-de-semana quando entendo.
A comunidade portuguesa local esta dividida entre os que ca trabalham, e os que ca estudam.
Tudo boa gente.
Foi a melhor decisao que tomei nos ultimos tempo.
Estou muito contente e acho que vim na altura ideal da carreira e da vida.
Com 30 anos e 5 anos de telecomunicacoes, represento uma mais-valia real para a minha entidade empregadora, e tenho a maturidade que nao tinha quando deixei a faculdade.
Não me parece que volte. Alem do resto, sinto-me reconhecido, finalmente.

Para esclarecimentos ou informacoes: nuno.pires.costa@sapo.pt

8 comments:

Anonymous said...

A 30 minutos de DC e a 2 horas de NY parece-me exactamente como Torres Vedras...
http://en.wikipedia.org/wiki/Baltimore

Anonymous said...

Parabéns por tudo alcançado.
No entanto reduzir Baltimore a Torres Vedras é no minimo ridiculo!
Claro que pelo que dizes foste ganhar mais para Praga, e está tudo a correr bem, e por isso fizeste uma boa escolha.
Mas dizer que Baltimore é um suburbio de NY é o mesmo que dizer que Chicago é simplesmente uma cidade que fica uma ou duas horas de NY de avião.

Boa sorte.

Anonymous said...

Assim foste viver para os subúrbios da Europa Ocidental (não resisti à piada). Fizeste bem em não ir para Baltimore que é uma cidade simplesmente horrível. Praga ao menos é bonita. Também é triste não haver lugar para pessoas progredirem em Portugal. Isso sim é triste, nem é tanto pelo salário...

CRAF said...

Já a alguns dias que não dava uma espreitadela no GAP e adoro quando vejo mais uma história de alguém que tomou a decisão certa de ir embora para melhor, tudo de bom Nuno.

António C. said...

Mas olhe que Torres Vedras tem um óptimo Carnaval!

Anonymous said...

O blog q falava do roubugal foi fechado pelo lapis azul....
E' o q da' revolucoes de cravos.... So' mmo na tugalandia...
http://beezzblogger.wordpress.com/2009/03/31/a-nos-ninguem-nos-cala/

Anonymous said...

Ah... Roubugal estava descrito como o melhor pais do mundo...eh eh...
Podem encontrar ainda uma copia aqui:
http://pt.netlog.com/civetta/blog/blogid=1668532#blog

Vera Jorge said...

Parabens por tudo

boa sorte =)


Visita -me! =)