23.10.07

Filipa Jesus, Marketing, Londres, Reino Unido

"Estava de férias no Alentejo com os meus pais quando recebo o telefonema que foi mudar radicalmente a minha vida:
"Congratulations, we would like you to come to a second interview!"
E assim foi. Voltei a Londres para uma segunda entrevista para um programa internacional de licenciados na área de gestão. Na sexta seguinte estava em Londres para a minha segunda entrevista, no sábado de volta a Portugal para fazer as malas e no domingo cheguei à Alemanha para o início do programa de treino na sede da empresa, até ir definitivamente para Londres uma semana depois.
Um mês antes, quando estava a sair da última apresentação de projecto do meu curso e chorava baba e ranho pelos óptimos quatro anos da minha vida de estudante universitária que tinham acabado, sabia lá eu que estava prestes a mudar-me para Londres...mas dois anos depois ainda cá estou..."
Esta introdução à minha vinda para Londres, faz também parte do primeiro post que coloquei no meu blog "Tuga em Londres" (http://tugaemlondres.blogs.sapo.pt) e achei que seria a forma ideal para começar por apresentar, também aqui, a minha mudança de Lisboa para Londres.
Já cá tinha estado em 2004 durante o programa de Erasmus e adorei! Aqueles foram os melhores meses da minha vida até agora, mas essa não foi a razão principal que me fez mudar de país. Sempre quis ir viver para o estrangeiro desde pequenina. Queria ir para qualquer lado, não interessava. Apenas adorava viajar e queria passar pela experiência de viver com outras pessoas da minha idade de diferentes culturas, visitar locais desconhecidos e aprender novas línguas. Foram essas as razões que me levaram à decisão de procurar o primeiro emprego fora de Portugal. Nunca pensei em sair por causa das condições de vida ou de salários mais altos, simplesmente queria ter experiências novas e viver a vida fora da rotina normal que me rodeava enquanto estava em Portugal. Adoro estar em constante movimento por isso, precisava sair!
Fiz uma busca através do www.monster.com e foi através desse site que encontrei o emprego que me levou a Londres. Eventualmente, como esse emprego não era muito relacionado com marketing acabei por mudar. Tive algum tempo em vendas mas também não era isso que queria, no entanto, enquanto trabalhava, tinha o tempo necessário para encontrar o emprego que me deixasse feliz,... e encontrei. É extremamente difícil encontrar um emprego em Marketing numa cidade onde a procura de tais empregos é superior à oferta, principalmente quando se é um candidato estrangeiro que estudou numa universidade estrangeira e que não tem experiência nessa área. Leva tempo e muita força de vontade, mas fiquei com o peito cheio de orgulho quando encontrei um óptimo emprego em Marketing a fazer exactamente aquilo que eu queria, numa boa empresa e bem no centro de Londres. Já lá estou à mais de 1 ano e o plano é para ficar pelo menos mais 1 ou 2 anos até ganhar a experiência necessária que necessito para o meu Curriculum se tornar mais forte quando, ao fim desse tempo, eu decidir, quiçá, aventurar-me por outro país.
Respondendo à pergunta que toda a gente me faz - Sim, um dia vou querer voltar a Portugal. Eu posso-me sentir muito bem agora em Londres e poderei vir a sentir-me muito bem noutro país qualquer, mas aquele cheirinho no ar,... aquelas ruelas antigas,... aquela simpatia na rua,... aquelas piadas de infância,... aquela doçaria,... aquelas pessoas,... faz com que só em Portugal é que eu me sinta mesmo em casa.

4 comments:

Vânia said...

Esse "programa internacional de licenciados na área de gestão" por acaso tem nome?

Anonymous said...

Carochinha, pois tem sim - International Management Graduates Programme da Sixt rent a car. Nao tenho a certeza se ainda continuam com o programa para o Reino Unido mas sei que, pelo menos, continuam com o programa para trabalhar na Alemanha e na França.

Vânia said...

Gracias! Ainda pensei que fosse o Network Contacto.

Anonymous said...

O Contacto?

É só ver a lista de nomes para perceber como é feita essa escolha...