5.12.07

Nuno Barreto, Licenciado em Informática, Genève, Suiça

No meu caso, o que me levou a sair de Portugal foi a procura de novas experiências. Não no sentido profissional, mas no sentido pessoal e familiar. Estava empregado numa empresa de topo do País, ganhava bem, já tinha 8 anos de experiência, mas estava cansado das mesmas rotinas de sempre. Tudo era igual ou pior a cada dia que passava. Continuar em Portugal era para mim bastante deprimente.

Já no caso da minha esposa, que é da área de Educação Social, não havia futuro para ela em Portugal. Empregos precários, demasiadas pessoas para poucas vagas, enfim, o filme que infelizmente é verdade em cada vez mais áreas em Portugal. Aqui, com tantas organizações humanitárias internacionais, as possibilidades são imensas.

Decidi-me por Genève porque visitei a cidade, e adorei. Uma cidade muito bem organizada, pessoas afáveis, um ambiente muito internacional, nem demasiado grande nem demasiado pequena, e uma forma diferente de encarar a vida. As oportunidades aqui são muito maiores e muito mais diversas. As pessoas têm uma outra cultura, e uma outra forma de ver a vida.

Ainda só cá estou há um mês, mas não me arrependo nem por um momento de ter vindo. Ganhei em quase todos os aspectos, e aqueles em que não ganhei ou são em termos de clima (aqui é mais frio), ou são porque ainda estou cá há pouco tempo (ainda não tenho a casa ideal, nem o emprego ideal). Se em relação ao tempo não posso fazer nada, no que
diz respeito às outras coisas, com o tempo vão melhorar.

Do que sinto falta? Sinto falta da família, dos amigos, e da minha terra Natal, Lagos. Mas isso já acontecia antes, pois no Algarve não há trabalho para mim, e tinha de estar em Lisboa.

Voltar? Para férias sim. Para voltar de vez, talvez um dia. Mas não tão cedo.

http://emigra.blogs.sapo.pt

2 comments:

Anonymous said...

Olá Nuno, vi a tua "historia" no e identifiquei-me muito com ela, não porque estou imigrado, mas porque o pretendo fazer, e porque penso muito na Suiça... Inclusivamente já tive um contacto de trabalho da Suiça que acabou por não ir para a frente, devido ao tempo que tenho que dar á casa para sair do emprego que agora tenho...
Podes-me contactar para falarmos melhor? O meu e-mail é nunolm@hotmail.com.
Obrigado e abraço
Nuno

Precários Inflexíveis said...

Já viram estes vídeos?

Sobre os Prémios Precariedade 2008 (acção no Porto):
http://br.youtube.com/watch?v=AXg_VNz6JRU

Sobre a Gala de 13 de Dezembro:
http://br.youtube.com/watch?v=AXg_VNz6JRU


abraço,
Precários-Inflexíveis