5.6.09

Hugo Marinho, Contabilista, Macau

Olá a todos
Em 2004 terminei a licenciatura em Contabilidade e Administração no I..S.C.A.L e começei por trabalhar em Portugal durante uns tempos em empresas desta área.
Certo dia, vejo um anúncio no Expresso Emprego a pedir um Contabilista para Timor Leste e resolvo concorrer, pelo gosto da aventura e do desconhecido, sem grandes esperanças de ser seleccionado.
Para meu espanto, fui eu o escolhido e em Janeiro de 2005 lá rumei a Dili.Escusado será dizer que fui encontrar uma realidade totalmente oposta à que estava habituado, mas que me foi conquistando aos poucos, pelo estilo de vida descontraído e relaxado que ali se praticava.
Razões de diversa ordem fizeram-me voltar a Portugal em Abril de 2006, mas o bichinho de viver noutro país continuou bem vivo. Entretanto voltei a encontrar um novo trabalho em Portugal e por lá continuei durante quase 2 anos, tendo pelo meio feito uma estupenda viagem pela Ásia para matar as saudades daquele continente.
Eis que algures em Novembro de 2007, vejo um anúncio novamente no Expresso Emprego a recrutar um Contabilista para Macau. No meio de 300 candidatos fui o escolhido e no dia 29 de Abril de 2008 aqui cheguei, curioso para saber como seria esta aventura.
A experiência por estas bandas tem sido positiva, embora Macau seja um sítio muito pequeno e por vezes uma pessoa se sinta saturada com as mesmas caras e os mesmos locais. Nada que uma viagem pelos países vizinhos não resolva...
Quanto ao futuro, gostaria de ter uma nova experiência de vida em África antes de voltar a Portugal no sentido de contribuir para o desenvolvimento do nosso país, por vezes tão maltratado neste blogue...
Considero Portugal um óptimo país para se viver e estes anos que fui vivendo no exterior reforçaram o meu orgulho em ser Português.
Para os que estão renitentes em abraçar uma aventura no estrangeiro, aconselho-vos a seguirem em frente, pois acreditem que só terão a ganhar com o conhecimento de novas culturas e estilos de vida.
Se quiserem podem dar uma olhadela em
http://hotelmacau.wordpress.com/

7 comments:

ana moreira said...

à algum tempo que tento partir à aventura mas por acasos da vida, talvez por falta de coragem ainda não o fiz por isso admiro pessoas como tu que partem e vão descobrir o mundo...

muito boa sorte

Anonymous said...

Ola

Patricia Santos de Londres
Licenciada em Marketing

Eu nasci em Angola, vivi durante 8 anos em Portugal fiz a licenciatura de Marketing, obtive a cidadania Portuguesa, agora vivo em Londres há 8 meses vim para aqui melhorar o meu Inglês. Acho bem que algumas pessoas partam para adquirir novos conhecimentos ou aventura, mas fico triste quando algumas pessoas a descriminaram Portugal, ou a dão a entender que o sucesso só é possivel saindo de Portugal. Leio alguns blogs acho lamentável muitas vezes pessoas descreverem Portugal como um País, que nada tem. Eu adoro Portugal, sinto saudades de Portugal todos os dias curiosamente mais do que o meu País onde tenho toda minha familia. A viver em Londres há 8 meses descobri que:

Estou apaixonada por Portugal e Lisboa é um dos meus amores

Portugal não é o País atrasado como muitos dizem

Que a coisas que até funcionam melhor em Portugal.

O meu sonho é depois de melhorar o meu Inglês conseguir trabalho em Portugal. Muitas pessoas questionam "porquê não Angola se o que esta dar agora?" É simples apaxonei-me por Portugal.

Para aqueles que estão fora de Portugal e que conseguiram atingir objectivos, e que agora desprezam deveriam ter em consideração que muitos foi com a formação que tiveram em Portugal que ajudou o sucesso deles

Andreia said...

Hugo, gostei de ler sobre a tua aventura, desejo-te boa sorte!
PS- Que língua falas aí em Macau? Chinês? Inglês?

Hugo said...

Obrigado a todos pelos comentários e pelos votos de boa sorte.
Andreia falo Português e Inglês. Para aprender chinês é precisa muita força de vontade e disponibilidade mental que confesso ainda não tive...

Made In Portugal said...

Olá...

Encontrei o teu bolg no blog "Tuga em Londres" e queria pedir-te um favor.

Há algum tempo atrás criei uma loja online com produtos tipicamente portugueses. Aqui podes encontrar Ovos Moles, Ginginha, Muralhas, Licor Beirão, Queijadas de Sintra etc etc etc

Será que te posso pedir para divulgares esta loja junto dos emigrantes portugueses e/ou se possível no teu blog?

O endereço é www.aromasesaboresdeportugal.pt

Cumprimentos

Manuela Palma

DM em Caracas said...

Grande Hugo! Pá, finalmente um post que mostra o verdadeiro espírito português! : não saíste derrotado de Portugal, saíste em busca de aventura. Muito bem!
E, cara Patrícia, gosto muito de ver o teu amor a Portugal, que eu partilho a 100%. É triste é ver tantos Portugueses de origem que, ao contrário de ti saem de Portugal porque se sentem derrotados em vez de ser para adquirir boa experiência que mais tarde pode ajudar o país.

rui tavares said...

Portugal é um bom país. É pena é o nível de desemprego estar cada vez mais a aumentar. Os trabalhadores licenciados são cada vez mais maltratados... e essa é uma realidade cada vez mais generalizada no nosso país. Mas estou feliz que não tenhas conhecido essa face da vida e que tenhas conseguido sempre tudo a que tens direito. :)Qualquer dia também me lanço à aventura e parto para o estrangeiro. Cumps.