21.1.09

Nuno Oliveira, Eng. Mecânico. Genève, Suíça

Tenho vindo a acompanhar este blog já há alguns meses, mal soube que iria ser mais um de vós.
Tirei o curso que sempre quis, Engenharia Mecânica, na Universidade de Aveiro. Terminei em 2007 e passado 1 achei achei que seria boa altura para ir ter uma experiência no estrangeiro. Daí ter concorrido a um estágio no CERN. Entre concorrer e saber que tinha sido seleccionado passaram bastantes semanas de alguma ansiedade, mas estava bastante confiante.
Estou cá desde fins de Outubro, melhor altura não podia ter escolhido. Parece que toda a gente sabe o que é o CERN devido às notícias sobre o novo acelerador de partículas LHC! A adaptação penso que foi normal, o começo custa sempre, mais quem nunca saiu de casa dos pais, nem na faculdade. Ou seja, não sabia fazer nada no que respeita a ter uma casa por minha conta, ou pelo menos parte dela. Como não queria morar sozinho combinei com mais dois colegas partilhar um apartamento. Notar que não nos conhecíamos de lado nenhum, foi tudo combinado por e-mail. Felizmente temos um óptimo ambiente em casa o que ajuda bastante naqueles momentos de mais saudades ou que algo corre mal.
A decisão de procurar algo no estrangeiro era simples, queria vir conhecer a realidade cá fora mesmo para saber o que temos em Portugal. Achei o CERN uma maneira fácil de o fazer, que me daria uma boa adaptação e que seria uma óptima experiência tendo em conta o ambiente totalmente internacional, onde vemos pessoas de todos os cantos do mundo.
Ainda estou cá há pouco tempo, por isso não posso falar muito do futuro. Depende como correr o trabalho por cá e também do que aparecer "lá fora". Tenho bastante vontade de voltar a Portugal, pois é lá que tenho a família, namorada e amigos, já para não falar do sol, que tanto sinto falta! Mas essa decisão será tomada na devida altura e com a devida consciência, só penso voltar quando vir que me estão a valorizar e que dei um passo em frente.
As pessoas têm tendência a falar sempre mal de Portugal, mas para mim não há país melhor para viver. Temos de dar valor ao que é nosso, quando lá vão colegas nossos estrangeiros só dizem maravilhas, acho que nos falta um pouco de publicidade, a começar por nós mesmo!
Quem quiser conhecer mais sobre esta minha aventura pode ler em:
http://air-at-geneva.blogspot.com/

6 comments:

Anonymous said...

Portugal é bom para quem está de férias, nunca se disse o contrário.
Também é um bom país para um estrangeiro gozar a reforma.

De facto temos um país que tem muitas potencialidades, no entanto sabemos onde estamos a investir e claro está que TGVs e Aeroportos não criam riqueza para o país.

Nada disto que foi dito é dizer mal mas apenas uma descrição da realidade. A saudade é algo que faz com que pintemos cor-de-rosa coisas que de outra forma não veriamos com bons olhos.

É de salientar que esta história é um caso de alguem que saiu porque quis e não porque estava mal com a vida e culpava o país, e o povo, e os patrões... É sempre muito bom ler estas histórias onde o factor que moveu alguem é o desejo de aprender mais e não apenas o querer ganhar mais dinheiro.

Muito boa sorte e espero que tudo corra bem por aí.

PS: não esqueças que o CERN começou a ficar famoso com o Angels & Demons, o acelerador é bastante mais recente.

Nuno Oliveira said...

Concordo em quase tudo o que dizes. Para uma pessoa que ganhe o SMN ou pouco mais Portugal não dá para viver.

Portugal é um óptimo país para quem ganha a cima da média. Quem ganha para sobreviver é muito mais complicado.

Antes do LHC já havia outro acelerador no mesmo local, o LEP. Mas o que quis dizer foi que comparando no curto prazo (meio ano) houve um "boom" sobre o CERN, sendo isso bom para quem veio para cá quando houve essa exposição dos media.

Obrigado pelo comentário.

Anonymous said...

Boa sorte com a tua "aventura". Não há nada melhor do que podermos fazer aquilo que gostamos.

Anonymous said...

Parabéns Nuno! Espero que tenhas uma boa experiência por Genève, conheço bem a cidade e vive-se muito bem aí. Btw, também estou em Aveiro em Eng Mecânica. Comecei no ano em que acabaste. ;)

Nuno Oliveira said...

Obrigado Tiago!

Boa sorte e muito sucesso no curso!

Daqui a uns anos tenta fazer algo como estou a fazer, pois é uma óptima experiência!

Rúben said...

Oi! Estou a ver que isto está cheio de engenheiros mecânicos. Eu sou mais um, com dois cursos em cima, não que isso interesse. O que interesse, é que não são só os Portugueses a quererem e de facto a fugirem. Quanto ao salário, não nos queixemos, há quem esteja na UE muito mas muitooooooooooooooooo pior...

Abraço.