19.7.08

Mónica Silva,Advogada, Lausanne, Suíça

Ora bem como muitas outras histórias aqui contadas também a minha se enquadra dentro do mesmo universo.
Apesar de ter nascido em França desde os 2 anos que vivi no Porto.Depois de já ter pensamentos próprios sempre aspirei estudar no estrangeiro. Felizmente, tive essa oportunidade e ainda por cima na cidade fantástica de Paris. Estudei na Universidade de Nanterre, mais uma vantagem: Faculdade com bastante tradição, que "carrega" em si o peso de ter dado o mote para o Maio de 68.
Voltada desta experiência inolvidável e única da minha vida acabei o curso e, de seguida, iniciei o percurso na OA. Depois de um estágio de 18 meses (que na prática foram 2 anos)finalmente podia dizer: sou Advogada!!Concretizei assim no final de 2006 aquilo que sempre desejei.
Bom depois começou o envio de CV's e algumas entrevistas.
Em Janeiro de 2007 fui trabalhar para uma empresa (receber 600€), em Maio já estava a trabalhar noutra (aqui a exercer funções no departamento jurídico e a ganhar 700€). Entretanto, no mês de Julho fui operada a um ombro e eis que me surge a oportunidade da minha vida.
Como estava de baixa em razão da cirurgia efectuada pude estar presente no Campeonato do Mundo de Juniores de Polo Aquático como oficial de mesa (sou jogadora e árbitra). E no último dia da competição uma pessoa veio falar comigo e perguntou-me qual era a minha profissão. Disse que era advogada e por ali ficamos.
Para meu espanto no dia seguinte essa pessoa liga-me e era só o Director Executivo da FINA (Federação Internacional de Natação)a convidar-me para integrar o departamento jurídico deles.
Sem mais demoras, enviei CV, no fim de Agosto vim a uma entrevista e no dia 1 de Outubro comecei a trabalhar.
Foi de loucos e também preciso muita coragem.Deixei família,amigos, namorado e toda uma vida em Portugal.Confesso que me custou e ainda custa mas como costumo dizer:"não se pode ter tudo na vida".E esta oportunidade eu não podia perdê-la.
Como atrás referi custou-me e custa-me estar longe de tudo e todos e,portanto, ao contrários dos muitos testemunhos que aqui li posso dizer que quero voltar. Mas vou voltar com a certeza de que poderei concretizar todos os meus projectos.
Acho que todos os jovens deviam experimentar algo fora de Portugal para não ficarem restringidos àquele "Mundinho". Mas depois regressem para levaram o vosso conhecimento aos pobres de espírito que se julgam muito bons e não passam de uns incapazes de fazer seja o que for para o País evoluir.
Os meus cumprimentos a todos os que saíram e também aos que ambicionam voltar.

(monica_silva20@yahoo.com.br)

6 comments:

CAP CRÉUS said...

Olá Mónica, deixo aqui o meu comentário, não só para te desejar boa sorte, mas também para te dizer que também eu sou jogador de Pólo.
Joguei no Algés, no CNA, e esta época no SCP.
Aproveito, para, (e porque a vida é feita de oportunidades), te dizer que sou licenciado em Estudos Europeus, por isso se souberes de alguma oportunidade, na área de Relações Internacionais, ou algo que aches que possa servir, diz qualquer coisa.
Obrigado

Anonymous said...

Oi!
Se jogas no Sporting então quase que posso assegurar que já te arbitrei;)
Quanto a oportunidades claro que se souber de algo aviso-te mas se tiveres vontade de vir para a Suíça podes ir procurando na internet.Sabes que aqui o ambinete é totalmetne internacional e pode ser que encontres algo que gostes.
Estás a trabalhar aí?
Tenho 2 amigas licenciadas em Estudos Europeus também mas não arranjaram empregos de jeito.
Continuação de bons treinos;)

CAP CRÉUS said...

Estou a trabalhar como bolseiro no Ministério da Ciência, mas os tipos não dão mais nada, e isso cansa, como sabes!
Pois isso quero mudar, mudar tudo!
E tu treinas aí?
Espero não ter sido maleducado com a árbitra :-)

Anonymous said...

Sim estou a treinar, jogar e a arbitrar.Mas o pior é que faço 60km para treinar.Eu vivo em Lausanne e equipa fem. só mesmo em Geneve.
Não faço ideia se o foste mas não tem problema.Cada um cumpre o seu papel;)
Se souber algo eu contacto-te.

CAP CRÉUS said...

60 kms? Isso é de valor.
Mas fazes bem, limpa a mente, não é?
Pelo menos é o que sinto ao fim destes anos todos.
Obrigado e se precisares de alguma coisa, não hesites.

Chester said...

HapiBlogging to you my friend! Have a nice day!