1.6.07

Sónia Freitas, Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Ingleses e Alemães. Differdange, Luxemburgo
Há 5 anos que terminei a licenciatura, há 4 que deixei Portugal. Pois é, foram óptimos os anos passados em Coimbra, as borgas, os amigos e claro os estudos, mas isso teve um fim.
Acabado o curso, começa a luta para entrar no mundo do trabalho, mas parece que nao há lugar para os recém licenciados. Mas como portuguesa que sou, tenho o chamado espírito aventureiro, e não posso estar parada. O meu último ano de curso foi feito em Tuebingen ao abrigo do programa Erasmus, mas sou sincera a Alemanha não me cativou muito, os alemães são disciplinados, cordiais, mas isolam-se muito e têm uma noção diferente da nossa de convívio. Tudo isto para dizer, que visto não encontrar emprego, queria partir, mas a Alemanha estava fora de questão.
Um belo dia de Outubro, estou a tomar um café com uma amiga, e abro o jornal para ver as ofertas de emprego, passado três semanas estava em Inglaterra, em Norwich a trabalhar numa fábrica, a embalar perus congelados. Pode não parecer muito divertido, mas deu para ganhar umas "massas", e para conhecer o amor da minha vida com estou casada há 4 anos. Estivemos lá 6 semanas e regressamos a Portugal, e como estávamos apaixonados decidimos tratar logo da papelada e casamos passado mais duas semanas. Pois é, eu nao gosto de perder tempo!
Mais uma vez em Portugal, começa o desespero de procurar e não encontrar emprego. Não sei ainda bem como foi, mas o meu marido deu me a volta a cabeça e convenceu-me que o Luxemburgo era a melhor solução para a nossa crise financeira, e cá estamos nos (os três, entretanto nasceu o menino mais lindo do mundo) em Differdange, trabalho em Hotelaria, não posso dizer que seja o emprego dos meus sonhos, mas pelo menos aqui sei que posso pagar as contas, ter o meu apartamento, e ir as vezes que for preciso a qualquer médico, porque aqui há um sistema de saúde que funciona. Como vêem, vale sempre a pena estudar, quanto mais nao seja para nos abrir horizontes e crescermos enquanto pessoas.
Enviei a minha história, na esperança que a Carla Paiva a minha amiga de curso em Coimbra, se lembre de mim, há anos que tento entrar em contacto com ela.
Dá-me noticias tuas, fico a espera de um mail.Ainda por cima não estamos assim tão longe uma da outra, visto que estou no Luxemburgo.